terça-feira, 4 de maio de 2010

Poder ser quem se é!


"E se me achar esquisita, respeite também. Até eu fui obrigada a me aceitar." (Clarice Lispector)

Tenho sentido, cada vez mais, que o desafio da humanidade (e me incluo nessa, é claro!) é respeitar o outro em sua individualidade. E peço perdão, de antemão, aos meus colegas psicólogos de plantão: Não, nem você aprendeu a fazer isso.

Talvez não se aprenda mesmo em cadeiras escolares a fazer isso. E aí de nada adianta Heidegger, Jung, Ken Wilber ou qualquer outro autor ( de psicologia, de terapia ocupacional ou mesmo de engenharia). É preciso se rever, olhar para si e tá aí o perigo.

Quem é que olha para si sem buscar porquês, apenas com intuito de se aceitar como pode ser? Encontrar justificativas para teus atos e fraquezas é fácil, afinal você é dono da sua história. Agora, olhar para o outro e aceitá-lo mesmo que pareça esquisito...por enquanto, só o Tim Burton! E olhe lá...afinal, não o conheço!

Escrevo por catarse. Falo por crer que nada que é genuinamente humano pode nos soar estranho ou inadequado. Sou pela epifania que é estar vivo.

Um comentário:

  1. "Pode ser guitarra, pode ser violão... pode ser sim, pode ser não!" (Chico Xavier)

    ResponderExcluir